Que nossa sociedade anda cada dia mais estressada e ansiosa, todo mundo sabe. Mas dentro dessa realidade é importante nos atentarmos aos problemas que podem surgir a partir dessa rotina frenética que estamos inseridos.
Diante disso, é muito comum surgirem problemas como Síndrome de Burnout e Transtorno de Ansiedade.
Por terem sintomas muito semelhantes, são facilmente confundidos, mas hoje iremos juntos levantar as diferenças, confira a seguir.
Síndrome de Burnout
Quando o assunto é uma clássica Síndrome de Burnout estamos falando de sintomas provocados no seu ambiente trabalho. Digo clássica, pois já andei lendo sobre algumas variáveis de Burnout como: Mommy Burnout que se assemelha muito com o original, mas trata-se do desgaste e exaustão da mamãe em suas atuais rotinas, horários, cobranças e tudo mais que esse novo mundo lhe exige. Mas isso é papo pra outra ocasião, hoje quero falar da Síndrome de Burnout do ambiente profissional.
Vale frisar que a coisa é séria, a exaustão já está instalada e não são simples férias ou folgas alongadas que irão resolver esse quadro de “estresse crônico”.
Geralmente suas origens se dão a partir da carga exaustiva de trabalho, falta de reconhecimento do seu empenho pelo chefe, seja com feedbacks positivos e/ou financeiros, viver incertezas de continuidade na empresa devido à alta rotatividade dos profissionais.
Existem muitos sintomas parecidos com os da ansiedade e depressão, tais como: mudanças de humor repentino, irritabilidade, cansaço em excesso, insônia e dificuldades de concentração, constante sentimento de incompetência e negatividade.
Transtorno de ansiedade
Esse já é mais conhecido, porém também é muito importante esclarecer algumas dúvidas que possam surgir. O transtorno de ansiedade é caracterizado por preocupações excessivas ou expectativas exacerbadas com futuro, sejam elas positivas ou negativas. O seu desenvolvimento pode ter ligação com fatores genéticos e também com hábitos de vida da pessoa, como: alimentação, a falta de atividade física ou a rotina estressante que podem se tornar agravantes do seu quadro.
É importante estar sempre atento aos sinais que o Transtorno de Ansiedade tem a lhe oferecer. Confesso que o bichinho é teimoso e difícil de controlar, geralmente ele aparece acompanhado de alguns fiéis escudeiros: inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono.
Vale ressaltar que o fato da pessoa maximizar as razões desencadeantes normalmente gera muito sofrimento e interferem na sua qualidade de vida em geral.
Tratamento
Sei que eu trouxe bastante informação e neste instante podem estar passando milhões de dúvidas, medos e preocupações, mas me escute agora: CAAALMA, pois pra tudo isso se dá um jeito. Através das sessões de psicoterapia você aprenderá a lidar com ferramentas eficazes que treinaremos juntos para melhor dominar suas emoções e possíveis desencadeadores e também os gatilhos que hoje atrapalham seu dia a dia.
Por isso digo: se algo bateu e você identificou-se com o texto, não deixe de procurar ajuda especializada, invista em saúde e bem-estar, sua MENTE e CORPO agradecem.
Conheça o ESPAÇO BUENO!
Pensado para te ajudar a restabelecer o seu bem-estar, contamos com diversas modalidades de tratamentos e profissionais qualificados.
Valorizamos o conhecimento técnico e a união do condicionamento físico e mental.
Cada paciente é único, por isso avaliamos cada caso individualmente e indicamos as soluções mais adequadas.
Deixamos aqui o convite para você conhecer nosso espaço e nossos serviços! Estamos dispostos a melhorar a vida de qualquer pessoa que nos procure.
Juntos vamos trabalhar pela sua saúde!