“Relacionamento abusivo” ou “relacionamento tóxico”, esses são termos que mais do que nunca estão em alta. Ambos tratam de relações em desequilíbrio, quando uma das partes torna-se submissa e propensa a sofrer com os mandos e desmando do outro.
Às vezes as violências sofridas pela abusada podem ser físicas e/ou psicológicas. Já do outro lado da moeda temos o agressor que suprime as vontades, desejos e opiniões da pessoa agredida, tanto com a violência física, quanto psicológica.
Muitas vezes a pessoa abusada demora a entender o tamanho do estrago que seu parceiro está lhe causando, pior que isso é quando ela definitivamente não enxerga ou “fecha” os olhos para TUDO (todos os sinais) do que está acontecendo na sua vida.
É comum amigos próximos, familiares e profissionais perceberem esse relacionamento abusivo antes mesmo da própria pessoa, pois geralmente o abusador(a) tem um forte poder de persuasão.
Sendo assim ela vive buscando justificativas e “passando pano” para acreditar que o agressor não tem a intenção de lhe causar o mal.
Ok, agora você já sabe o que é um relacionamento tóxico, será que consegue identificar se existem sinais de abuso no seu relacionamento?
• Preste atenção se o seu companheiro toma conta por completo das decisões na relação, sejam elas: programas que costumam fazer, financeiras, sexuais ou emocionais. Perceba se a forma dele expor suas vontades acaba calando sua voz;
• Você costuma sentir-se culpada constantemente por situações que geralmente nem foi você quem causou. Chega ser de praxe o agressor utilizar meios para inferiorizá-la ao ponto que não poder ser contestado;
• Atente-se a atitudes passivo-agressivas do abusador, ou seja, em um momento é extremamente violento, física ou verbalmente, em outro utiliza um tom mais calmo e carinhoso. Essa é uma das PRINCIPAIS características a serem notadas;
• O agressor RARAMENTE fala da sua vida pessoal, rotinas, horários ou atividades, em contrapartida, controla absolutamente todos esses aspectos de sua parceira. Há vezes que o abusador até finge dar liberdade, o que não passa de uma estratégia para não ser cobrado pelas mesmas informações, faz parte do seu jogo de manipulação, pois o fato de você viver se sentindo culpada faz com que diga tudo a ele, mesmo que não seja perguntado;
• Você gradualmente vai suprimindo suas vontades e opiniões diante do medo e da inferiorização de sua imagem no relacionamento, acreditando que ainda existe amor e carinho dentro de uma realidade completamente desigual e irreal.
Com isso, vale frisar as principais consequências de viver em um relacionamento abusivo: essa toxidade toda destruirá lentamente a sua autoestima, motivação e vontade de fazer suas coisas.
Ao passar do tempo você não se sentirá bem consigo mesma, NUNCA estará à altura do abusador, se sentirá inferior, menosprezada, ou que não merece tanto “amor! que o seu companheiro tem a oferecer.
Ainda bem que atualmente vivemos uma era em que muitas pessoas têm acesso a informações, de forma que suas vozes são amplamente ouvidas. Artistas e atrizes famosas estão divulgando cada vez mais suas próprias histórias para encorajar você a se espertar e criar consciência que não está sozinha.
*OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: com certeza a quantidade de casos onde o agressor é o homem é MUITO maior, mas NÃO POSSO desconsiderar a grande parcela de homens (que atendo ou atendi) vítimas de mulheres AGRESSORAS/ABUSADORAS, no entanto, em sua grande maioria os abusos são de ordem emocional nestes casos.
Precisa de ajuda? Entre em contato comigo, vamos juntos reagir para restabelecer seu bem-estar emocional!
Conheça o ESPAÇO BUENO!
Pensado para te ajudar a restabelecer o seu bem-estar, contamos com diversas modalidades de tratamentos e profissionais qualificados.
Valorizamos o conhecimento técnico e a união do condicionamento físico e mental.
Cada paciente é único, por isso avaliamos cada caso individualmente e indicamos as soluções mais adequadas.
Deixamos aqui o convite para você conhecer nosso espaço e nossos serviços! Estamos dispostos a melhorar a vida de qualquer pessoa que nos procure.
Juntos vamos trabalhar pela sua saúde!