BUENAS MEUS CAROS! Tudo certinho com vocês? Hoje quero trazer um tema que tem sido muito recorrente no consultório, constantemente os casos a apatia emocional vem aumentando e me chamando a atenção do quão prejudicial ela pode ser nas nossas vidas.
A pessoa apática, geralmente desenvolve esse quadro quando passa por uma ou mais situações que de alguma forma mexeram com o seu equilíbrio emocional, a partir disso suas perspectivas se tornam mais “cinzentas” para tudo.
Mas o que é apatia emocional?
Quando a pauta é apatia emocional, estamos falando em uma sensação de desinteresse por tudo, é o estado em que um indivíduo apresenta sinais de um vazio imenso, é difícil sentir, não tem sentido se esforçar, pois parece que nada vai mudar.
É muito característico a pessoa não se sensibilizar com as coisas que acontecem ao seu redor, ela tende a magoar mais as pessoas por se tornar mais “direto” e não se importar com os sentimentos alheios. Essa indiferença costuma trazer consequências desagradáveis à pessoa ao longo do tempo.
Também é importante citar que seu rendimento no trabalho ou estudos, diminui, pois passa a não enxergar mais motivação em continuar exercendo o seu papel. O paciente apático se torna mais disperso, com dificuldades de concentração e se cansando com maior facilidade, as interações sociais com pessoas queridas, tornam-se um “tanto faz”.
Como a pessoa se torna apática?
Como dito anteriormente, em geral os pacientes que sofrem de apatia em certo momento da vida podem ter vivenciado alguma situação traumatizante, seja um, ou mais eventos.
Os gatilhos mais comuns são os problemas amorosos, questões familiares, financeiro, ou no trabalho. Outro fator que pode levar a apatia é o estresse acumulado. Muitas vezes as pessoas reprimem seus sentimentos e tentam transparecer uma imagem mais positiva do que a bagunça que sentem internamente.
É possível tratar?
SIM, com certeza. É importantíssimo um acompanhamento psicológico, as sessões de terapia gradualmente vão reconectando o indivíduo com as suas emoções, ajudando também a colocar em prática ações que servirão para aliviar os desconfortos da apatia.
Dessa forma o indivíduo apático começa a furar essa bolha de frustração e pessimismo, e retoma o protagonismo da sua própria vida!
Se identificou com essas características ou conhece alguém que precisa de um empurrãozinho? Então vamos conversar! Entre em contato comigo e vamos fazer acontecer!
Conheça o ESPAÇO BUENO!
Pensado para te ajudar a restabelecer o seu bem-estar, contamos com diversas modalidades de tratamentos e profissionais qualificados.
Valorizamos o conhecimento técnico e a união do condicionamento físico e mental.
Cada paciente é único, por isso avaliamos cada caso individualmente e indicamos as soluções mais adequadas.
Deixamos aqui o convite para você conhecer nosso espaço e nossos serviços! Estamos dispostos a melhorar a vida de qualquer pessoa que nos procure.
Juntos vamos trabalhar pela sua saúde!