Olá meus amigos leitores. Neste texto quero trazer um ALERTA a vocês.
Esse período de pandemia e consequentemente o isolamento social limitou o “direito” de ir e vir, nosso “poder” de escolha acabou do dia pra noite. Nos tornamos reféns de um vírus oculto, desconhecido e letal.
O pânico se estabeleceu, as inseguranças e falta de perspectivas tomaram conta dos nossos pensamentos. As perguntas não tinham respostas, todo dia surgiam notícias catastróficas e desencontradas, o cenário “era” cinzento e nem o mais otimista arriscava dizer quando essa loucura “iria” acabar.
Não à toa nossas mentes foram ao limite…literalmente ao limite!
Na medida em que os dias iam passando nós ficávamos mais isolados e distantes de pessoas queridas, de atividades rotineiras, lazeres e tudo aquilo que você já sabe que precisamos nos afastar, os números de mortes começaram a aumentar, de repente aquilo que eram “só” números começou a ter nome, na verdade nome’S de familiares, conhecidos, pessoas queridas ou famosas. Tudo isso foi criando e em alguns casos aumentando certos fantasmas nas nossas mentes.
Lógiiico que essa luta NÃO ACABOU, precisamos combater veemente esse maldito vírus, mas pelo menos hoje os cientistas já nos apontaram uma luz no fim do túnel, as informações já tem mais embasamentos e as perspectivas com as vacinas trouxeram “certo” alento. Porém o estrago JÁ está feito.
Indivíduos que sofrem com algum nível de depressão já tem a predisposição de se isolar, se sentem sozinhos em um mundo que aparentemente ninguém compreende suas dores. O cenário atual aumenta ainda mais a sensação de impotência e tristeza, podendo levar ao limite de todas essas emoções negativas.
Portanto, o alerta aqui serve tanto para você, que sofre diariamente com as mazelas de uma depressão profunda, quanto para seus amigos e familiares.
Fiquem atentos aos sinais! Nossa maior aliada nessa luta diária de prevenção ao suicídio é aquela famosa dose de empatia, nosso carinho, afeto e atenção são os melhores suportes nossos entes queridos podem receber!
Abaixo, separei algumas dicas que irão lhe ajudar a cuidar de quem está se sentindo ainda mais vulnerável e fragilizado durante esse período trágico que atravessamos:
• Sempre que alguém falar em suicídio é IMPORTANTÍSSIMO ligarmos o sinal de alerta;
• Nunca desconsidere ou simplesmente pense que é drama;
• Procure conversar e dê ouvidos a dor da pessoa, o acolhimento é fundamental nesse momento;
• Se faça presente nas rotinas dela, o máximo que der;
• Quando não for possível estar junto, convide o indivíduo para fazer programas “prazerosos” (vídeo-chamadas para verem um filme juntos, colocar o papo em dia, etc.);
• Acompanhe a pessoa junto aos profissionais de saúde envolvidos.
• Proponha programas fora de casa, pois isso fará com que a pessoa com depressão precise se arrumar, cuidar da higiene pessoal e dar aquele “UP” na autoestima.
E NÃO ESQUEÇA se você está deprimido, pensando em fazer besteira entre em contato comigo, ficarei feliz em te ajudar a recuperar o equilíbrio pra enfrentar os desafios da sua rotina!
Conheça o ESPAÇO BUENO!
Pensado para te ajudar a restabelecer o seu bem-estar, contamos com diversas modalidades de tratamentos e profissionais qualificados.
Valorizamos o conhecimento técnico e a união do condicionamento físico e mental.
Cada paciente é único, por isso avaliamos cada caso individualmente e indicamos as soluções mais adequadas.
Deixamos aqui o convite para você conhecer nosso espaço e nossos serviços! Estamos dispostos a melhorar a vida de qualquer pessoa que nos procure.
Juntos vamos trabalhar pela sua saúde!